Foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União a resolução 3.782 que prorrogou para 30 de Dezembro o prazo de vencimento das dívidas pertencentes aos produtores de cacau do sul da Bahia.
O Banco Central através dessa prorrogação beneficia apenas os produtores que aderiram ao PAC do Cacau e participaram das etapas 1 e 4 do Programa de Recuperação da Lavoura.
O Plano Executivo para Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado Bahia (PAC do Cacau) foi criado há um ano, pelo Presidente Lula na busca de solucionar o débito da lavoura e dar à região cerca R$ 2,2 bilhões em investimentos até 2016.
Mas apesar de um ano de seu lançamento o programa ainda não deslanchou o que gera insatisfação dos produtores e renegociações constantes desta dívida.
Segundo alguns produtores o PAC não tem orçamento e nem convênio assinado sequer para os que não devem e gostariam de obter recursos para plantar, e toda essa indefinição a região deixou de receber cerca de R$ 300 milhões do programa.
Texto: Nancy Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário