terça-feira, 3 de maio de 2011

É público mesmo?


Hoje vinha pensando no que consiste dizer que algo é público? Resolvi buscar em um dicionário online (sempre faço isso quando tenho dúvidas), e ele me trouxe vários significados, um em especial chamou minha atenção: "Relativo ou pertencente ao povo, à população. = geral ≠ privado".

Então, quer dizer que se é público pertence ao povo. Mas porque então, não temos o direito de dizer que algo que é nosso, que serve a todos, não está bom ou precisa com urgência ser melhorado? Vamos à prática, por que nos conformamos com um transporte público de má qualidade, que cobra um preço exorbitante por uma tarifa, nos deixa por horas esperando e prestam um serviço de péssima qualidade? Alguém aí por acaso, ficou satisfeito em perder o horário da chegada hoje ao trabalho, porque outros trabalhadores reivindicavam seus direitos e "decidiram" que nós (TRABALHADORES) seriamos punidos?! Sim, nós fomos os únicos a ser punidos, porque os proprietários das empresas continuaram recebendo seus lucros ao longo do dia...

E nós o que fizemos? Ou que podemos fazer?

Não sou contra que as pessoas lutem pelo seu direito, acho que esse post é até um incentivo a isso, mas temos que lembrar "que o nosso direito termina exatamente onde começa o direito do próximo". E vamos combinar que se fosse por merecimento, que me desculpem os rodoviários, muitos deles deveriam mesmo está em casa, nunca vi uma classe tão mal humorada e grossa como essa, deve ser porque carregam o título de público.

Ainda, não sei o que devemos fazer, mas fica aí o meu registro, que talvez sirva de alerta, de que nem sempre o é PÙBLICO é de fato pertencente ao povo.

Nenhum comentário: